Respostas das questões sobre Socrates

Resposta das questões
1-Como é dividido a filosofia?
R; FILOSOFIA ANTIGA,MEDIEVAL,DA RENASCENÇA,MODERNA E COMTEMPORANEA
2-Quem eram os filósofos da natureza? O que queriam provar?
Tales de Mileto, Hieraclito,Anaximandro,Anaximenes, Pitagoras, Democrito, Parmenides
Queriam provar ou descobrir o Arche das coisas, o principio básico de tudo que existia
3-De exemplo de atitude filosofica
-1. A atitude filosófica não é uma atitude natural. Qualquer indivíduo de forma imediata face à realidade não começa a examiná-la de forma especulativa. Pelo contrário, o que é natural é que se centre na resolução problemas práticos, que se guie pelo senso comum,  tendo em vista resolver certas necessidades imediatas ou interesses concretos (atitude natural). Ninguém pode viver sem se adaptar constantemente às condições do seu mundo. Estas exigências de sobrevivência tendem, naturalmente  a sobrepor-se a todas as outras preocupações.
 Estas mudanças frequentemente inquietam-nos ou maravilham-nos, despertando a nossa curiosidade sobre o porquê das coisas, levando-nos a questionar o que nos rodeia. Ao fazê-lo estamos a distanciarmo-nos da  realidade, que de repente se tornou estranha ou mesmo enigmática. Esta atitude reflexiva, pode-nos conduzir a uma atitude mais radical, a atitude filosófica.
. A atitude filosófica se decorre do quotidiano, não é todavia ao mesmo redutível. Não é fácil caracterizá-la, dada a enorme diversidade de aspectos que pode assumir. Vejamos apenas quatro aspectos que caracterizam a atitude filosófica:
O espanto. Aristóteles afirmava que a filosofia tinha a sua origem no espanto, na estranheza e perplexidade que os homens sentem diante dos enigmas do universo e da vida. É o espanto que os leva a formularem perguntas e os conduz à procura das respectivas soluções. Como refere Eugen Fink o espanto torna o evidente em algo incompreensível, o vulgar extraordinário.

A duvida. Ao filósofo exige-se que duvide de tudo aquilo é assumido como uma verdade adquirida. Ao duvidar este distancia-se das coisas, quebrando desta forma a sua relação de familiaridade com as coisas. O que era natural torna-se problemático. O que então emerge é uma dimensão inquietante de insatisfação e problematização. A reflexão começa exactamente a partir do exame daquilo que se pensa ser verdadeiro.  Se nunca duvidarmos de nada  nunca saberes o fundamento daquilo em que acreditamos, mas também jamais pensaremos pela nossa cabeça.

O rigor. O questionamento radical que anima o verdadeiro filósofo, não é mais do que um acto preparatório para fundar um novo saber sobre bases mais sólidas. A crítica filosófica é por isso radical, não admite compromissos com as ambiguidades, as ideias contraditórias, os termos imprecisos.

A insatisfação. A filosofia revela-se uma desilusão para quem quiser encontrar nela respostas para as suas inquietações. O que o aprendiz de filósofo encontra na filosofia são perguntas, problemas e incitamentos para que não confie em nenhuma autoridade exterior à sua razão, para que duvide das aparências e do senso comum. A única "receita" que os filósofos lhe dão é que faça da procura do saber um modo de vida. Não se satisfaça com nenhuma conclusão, queira saber sempre mais e mais.

4-Explique  o que você entendeu por Maiêutica
É famosa sua frase “Conhece-te a ti mesmo”, que dá início à jornada interior da Humanidade, na busca do caminho que conduz à prática das virtudes morais. Através de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complicadas.
5-Qual era o objetivo dos sofistas? 
Os sofísticas tinham como objetivo o desenvolvimento do poder de argumentação, da habilidade de discursos primorosos, porém, vazios de conteúdo. Eles transmitiam todo um jogo de palavras, raciocínios e concepções que seria utilizado na arte de convencer as pessoas, driblando as teses dos adversários

6-Quais os motivos que levaram Socrates ao julgamento
Sócrates viola as leis negando os deuses que honram a cidade, nela introduzindo novos deuses; e é culpado de corromper a mocidade. Pena: a morte”. 
Sócrates não honrava os deuses da cidade. Mesmo Platão, em Eutifon, cita algumas frases de Sócrates quanto à religião, ridicularizando essa aliada das leis escritas, mãe de crimes e de miríades de tolices. 

 Sócrates é o corruptor da juventude. Aristófanes, muito antes de Meleto, formulara tal acusação. 
Sócrates sustentava que ninguém pode amar a lei e a pátria por elas mesmas e com sinceridade de coração. “Era corruptor com a verdade”. 
“ O senhor chama de corrompido o escravo que lhe não obedece, e chama corruptor o que não aconselha o escravo a obedecer ao senhor”. 
“Para a lei, Sócrates corrompia a mocidade. Mas Sócrates sabia que é lei que corrompe todos os homens”. 

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