Respostas das questões sobre Socrates
Resposta das questões
1-Como é dividido a
filosofia?
R; FILOSOFIA
ANTIGA,MEDIEVAL,DA RENASCENÇA,MODERNA E COMTEMPORANEA
2-Quem eram os
filósofos da natureza? O que queriam provar?
Tales de Mileto,
Hieraclito,Anaximandro,Anaximenes, Pitagoras, Democrito, Parmenides
Queriam provar ou
descobrir o Arche das coisas, o principio básico de tudo que existia
3-De exemplo de
atitude filosofica
-1. A atitude
filosófica não é uma atitude natural. Qualquer indivíduo de forma imediata face
à realidade não começa a examiná-la de forma especulativa. Pelo contrário, o
que é natural é que se centre na resolução problemas práticos, que se guie pelo
senso comum, tendo em vista resolver
certas necessidades imediatas ou interesses concretos (atitude natural).
Ninguém pode viver sem se adaptar constantemente às condições do seu mundo.
Estas exigências de sobrevivência tendem, naturalmente a sobrepor-se a todas as outras preocupações.
Estas mudanças frequentemente inquietam-nos ou
maravilham-nos, despertando a nossa curiosidade sobre o porquê das coisas,
levando-nos a questionar o que nos rodeia. Ao fazê-lo estamos a
distanciarmo-nos da realidade, que de
repente se tornou estranha ou mesmo enigmática. Esta atitude reflexiva,
pode-nos conduzir a uma atitude mais radical, a atitude filosófica.
. A atitude
filosófica se decorre do quotidiano, não é todavia ao mesmo redutível. Não é
fácil caracterizá-la, dada a enorme diversidade de aspectos que pode assumir.
Vejamos apenas quatro aspectos que caracterizam a atitude filosófica:
O espanto. Aristóteles afirmava que a filosofia tinha a sua origem no
espanto, na estranheza e perplexidade que os homens sentem diante dos enigmas
do universo e da vida. É o espanto que os leva a formularem perguntas e os
conduz à procura das respectivas soluções. Como refere Eugen Fink o espanto
torna o evidente em algo incompreensível, o vulgar extraordinário.
A duvida. Ao filósofo exige-se que duvide de tudo aquilo é assumido
como uma verdade adquirida. Ao duvidar este distancia-se das coisas, quebrando
desta forma a sua relação de familiaridade com as coisas. O que era natural
torna-se problemático. O que então emerge é uma dimensão inquietante de
insatisfação e problematização. A reflexão começa exactamente a partir do exame
daquilo que se pensa ser verdadeiro. Se nunca
duvidarmos de nada nunca saberes o
fundamento daquilo em que acreditamos, mas também jamais pensaremos pela nossa
cabeça.
O rigor. O questionamento radical que anima o verdadeiro filósofo,
não é mais do que um acto preparatório para fundar um novo saber sobre bases
mais sólidas. A crítica filosófica é por isso radical, não admite compromissos
com as ambiguidades, as ideias contraditórias, os termos imprecisos.
A insatisfação. A filosofia revela-se uma desilusão para
quem quiser encontrar nela respostas para as suas inquietações. O que o
aprendiz de filósofo encontra na filosofia são perguntas, problemas e
incitamentos para que não confie em nenhuma autoridade exterior à sua razão,
para que duvide das aparências e do senso comum. A única "receita" que
os filósofos lhe dão é que faça da procura do saber um modo de vida. Não se
satisfaça com nenhuma conclusão, queira saber sempre mais e mais.
4-Explique o
que você entendeu por Maiêutica
É famosa sua frase “Conhece-te a ti mesmo”, que dá início à
jornada interior da Humanidade, na busca do caminho que conduz à prática das
virtudes morais. Através de questões simples, inseridas dentro de um contexto
determinado, a Maiêutica dá à luz idéias complicadas.
5-Qual era o
objetivo dos sofistas?
Os sofísticas tinham como objetivo o
desenvolvimento do poder de argumentação, da habilidade de discursos
primorosos, porém, vazios de conteúdo. Eles transmitiam todo um jogo de
palavras, raciocínios e concepções que seria utilizado na arte de convencer as
pessoas, driblando as teses dos adversários
6-Quais os motivos
que levaram Socrates ao julgamento
Sócrates viola as leis
negando os deuses que honram a cidade, nela introduzindo novos deuses; e é
culpado de corromper a mocidade. Pena: a morte”.
Sócrates não honrava os
deuses da cidade. Mesmo Platão, em Eutifon, cita algumas frases de Sócrates
quanto à religião, ridicularizando essa aliada das leis escritas, mãe de crimes
e de miríades de tolices.
Sócrates
é o corruptor da juventude. Aristófanes, muito antes de Meleto, formulara tal
acusação.
Sócrates sustentava que ninguém pode amar a lei e a pátria por elas mesmas e com sinceridade de coração. “Era corruptor com a verdade”.
“ O senhor chama de corrompido o escravo que lhe não obedece, e chama corruptor o que não aconselha o escravo a obedecer ao senhor”.
“Para a lei, Sócrates corrompia a mocidade. Mas Sócrates sabia que é lei que corrompe todos os homens”.
Sócrates sustentava que ninguém pode amar a lei e a pátria por elas mesmas e com sinceridade de coração. “Era corruptor com a verdade”.
“ O senhor chama de corrompido o escravo que lhe não obedece, e chama corruptor o que não aconselha o escravo a obedecer ao senhor”.
“Para a lei, Sócrates corrompia a mocidade. Mas Sócrates sabia que é lei que corrompe todos os homens”.
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