Lista de Exercícios de Filosofia
1. Você estudou que
a Filosofia tem como objetivo principal o pensamento racional. Assinale a
alternativa que melhor se identifica com esse pensamento:
A_(__)_A crença religiosa, pois nesta, a verdade nos é
apresentada através da revelação divina.
B_(__)_O êxtase místico, que nos impulsiona ao espírito
crítico.
C_(__)_As emoções, que nos auxiliam nessa busca do
raciocínio.
D_(__)_O conhecimento das ciências, entendido como dotado de
progresso, de continuidade.
2. “Vivemos em um
mundo que valoriza as aplicações imediatistas do conhecimento. O senso comum
aplaude a pesquisa científica que visa a cura do câncer ou da AIDS (...) diante
disso não é raro que alguém indague: Para que estudar filosofia se não vou
precisar dela na minha vida profissional?” (ARRUDA; ARANHA). Após ler a
afirmação anterior, assinale a opção que menos se harmoniza com a reflexão
sobre a utilidade da Filosofia:
A_(__)_Independente de não se perceber uma utilidade prática
imediata da Filosofia, pode-se dizer que ela é necessária para estimular o
indivíduo a pensar com a própria cabeça; a não ser um mero de reprodutor de
informações pensadas por outros e entregues a ele como verdade.
B_(__)_O estudo da Filosofia leva em conta o fato de o homem
não ter apenas necessidades materiais. Encara o homem como um ser que precisa
as necessidades que vão além do mundo concreto.
C_(__)_A Filosofia, tanto quanto as outras ciências, se
preocupa com a satisfação das necessidades concretas do ser humano. A grande
diferença está no momento em que essa preocupação se manifesta: para a ciência
a satisfação é imediata; para a Filosofia a manifestação depende da corrente
filosófica em questão.
D_(__)_A Filosofia é necessária por que possibilita um olhar
diferente daquele predominante e assim viabiliza uma outra dimensão da
realidade além das necessidades imediatas nas quais o indivíduo encontra-se
mergulhado.
3. A Filosofia é
entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou
seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às
ciências, em confronto com a Filosofia, é correto afirmar que:
A_(__)_O mito, tanto na Grécia antiga como atualmente,
encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que,
para isso, tenha que construir ideias fantasiosas e irracionais.
B_(__)_A filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões
dos indivíduos, não importando se elas são ilógicas ou inconsequentes.
C_(__)_Tanto a filosofia como as outras ciências, são conhecimentos
causais, racionais, teóricos, universais e teológicos.
D_(__)_A Filosofia serve-se também do senso comum, apesar de
com ele não se confundir.
4. Desde os
primórdios da humanidade o mito está presente, inclusive nos dias atuais. A
respeito desse conhecimento pode-se afirmar que:
A_(__)_É baseado no conhecimento empírico.
B_(__)_Se identifica com a razão.
C_(__)_É um excelente instrumento para uma explicação
científica.
D_(__)_Baseia-se em crenças identificando-se com o
sobrenatural.
5. Leia o texto a
seguir:
―Sim bem primeiro nasceu Caos, depois também Terra de amplo
seio, de todos sede irresvalável (intocável) sempre dos imortais que têm a
cabeça do Olimpo nevado e Tártaro nevoento no fundo do chão de amplas vias e
Eros: o mais belo entre Deuses imortais. Fonte: HESÍODO. Teogonia. Tradução de
JaaTorrano. 3ª ed. São Paulo: Iluminuras, 1995, p. 111. Sobre o exposto acima,
podemos afirmar que se trata de um texto:
I. Do período cosmológico, que compreende as escolas
pré-socráticas, cujo interesse era perseguir a unidade que garantia a ordem do
mundo e a possibilidade do conhecimento humano.
II. De caráter ético, cuja narrativa revela a preocupação
com a conduta dos homens e dos deuses.
III. De caráter cosmogônico, cuja reflexão busca tornar concebível
a origem das coisas e a força que as produziu.
IV. Anterior à cosmologia filosófica, cuja narrativa reflete
ainda a mentalidade mítica.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A_(__)_I e III.
B_(__)_II e IV.
C_(__)_III e IV.
D_(__)_I, II e III.
6. ― Há, porém,
algo de fundamentalmente novo na maneira como os Gregos puseram a serviço do
seu problema último – da origem e essência das coisas – as observações
empíricas que receberam do Oriente e enriqueceram com as suas próprias, bem
como no modo de submeter ao pensamento teórico e casual o reino dos mitos,
fundado na observação das realidades aparentes do mundo sensível: os mitos
sobre o nascimento do mundo. Fonte: JAEGER, W. Paidéia Tradução de Artur M.
Parreira. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 197. Com base no texto e
nos conhecimentos sobre a relação entre mito e filosofia na Grécia, é correto
afirmar:
A_(__)_Em que pese ser considerada como criação dos gregos,
a filosofia se origina no Oriente sob o influxo da religião e apenas
posteriormente chega à Grécia.
B_(__)_Apesar de ser pensamento racional, a filosofia se
desvincula dos mitos de forma gradual.
C_(__)_Filosofia e mito sempre mantiveram uma relação de
interdependência, uma vez que o pensamento filosófico necessita do mito para se
expressar.
D_(__)_O mito já era filosofia, uma vez que buscava
respostas para problemas que até hoje são objeto da pesquisa filosófica.
7. Sobre a origem e
as características da Filosofia, marque a alternativa INCORRETA:
A_(__)_A Filosofia é um conhecimento que tem como base o
pensamento baseado em pré-conceitos e pré-juízos, buscando fundamentar-se em
ideias imprecisas e vagas sobre as coisas, o homem e o mundo.
B_(__)_Desde o momento que o homem tomou consciência de si e
do mundo no qual vivia, ele procurou respostas para a origem do mundo, do
universo, da vida e de si mesmo. Mas, por conta da falta de conhecimento real
sobre as coisas, ele criou o que chamamos de mito, que podemos entender como
uma narrativa com a qual se busca explicar os acontecimentos, muitas vezes com
base em explicações irreais, sobrenaturais e fantasiosas.
C_(__)_Dizemos que a Filosofia surgiu no momento em que os
seres humanos não conseguiam mais perceber as justificativas mitológicas como
verdade, pois eles queriam não apenas aceitar os mitos que lhes eram contados,
mas sim compreendê-los racionalmente.
D_(__)_A Filosofia é entendida como aspiração ao
conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da
origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causas das ações
humanas e do próprio pensamento.
8. “A Filosofia
grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem
e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a
sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição
enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque faz sem imagem
e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado
de crisálida, está contido o pensamento: “Tudo é um”. A razão citada em
primeiro lugar deixa Tales ainda em comunidade com os religiosos e
supersticiosos, a segunda o tira dessa sociedade e nos mostra como investigador
da natureza, mas, em virtude da terceira, Tales se torna o primeiro filósofo
grego”. Com base no texto e nos conhecimentos sobre Tales e o surgimento da
filosofia, considere as afirmativas a seguir.
I. Com a proposição sobre a água, Tales reduz a
multiplicidade das coisas e fenômenos a um único princípio do qual todas as
coisas e fenômenos derivam.
II. A proposição de Tales sobre a água compreende a
proposição “tudo é um”.
III. A segunda razão pela qual a proposição sobre a água
merece ser levada a sério mostra o aspecto filosófico do pensamento de Tales.
IV. O Pensamento de Tales gira em torno do problema
fundamental da origem da virtude.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
A_(__)_I e II
B_(__)_I, II e IV
C_(__)_II e III
D_(__)_II, III e IV
9. Tales de Mileto
foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a
existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que
existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importante,
podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta
filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental. A filosofia
surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados
pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o
principal problema por eles investigado.
A_(__)_A cosmologia, como investigação acerca da origem e da
ordem do mundo.
B_(__)_A ética, enquanto investigação racional do agir
humano.
C_(__)_A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
D_(__)_A filosofia política, enquanto análise do Estado e
sua legislação.
10. Os
filósofos pré-socráticos tentaram explicar a diversidade e a transitoriedade
das coisas do universo, reduzindo tudo a um ou mais princípios elementares, os
quais seriam a verdadeira natureza ou ser das coisas. Sobre este assunto
assinale a alternativa incorreta:
A_(__)_Heráclito de Éfeso interessou-se pelo dinamismo do
universo. Afirmou que nada permanece o mesmo, tudo muda e que a o que gera e mantém
as coisas é a luta entre os opostos.
B_(__)_Parmênides de Eleia afirmou que o ser não muda.
Acreditava que o ser é imóvel e sempre o mesmo. Dizia que “o ser é” e “o
não-ser não é”.
C_(__)_Apesar de terem restado apenas fragmentos e
comentários de autores posteriores, as teorias dos filósofos pré-socráticos
foram muito significativas para o desenvolvimento da Filosofia e da ciência,
uma vez que romperam com o pensamento mítico, buscando racionalmente uma
justificativa para a origem de tudo.
D_(__)_Tales de Mileto, o primeiro filósofo, teria afirmado
“tudo é ar”, indicando-a como um princípio elementar, fundamento de toda
realidade.
11. (UFU-1ª Fase
Janeiro de 1999) Parmênides de Eleia, filósofo pré-socrático, sustentava que:
I - o ser é.
II - o não-ser não é.
III - o ser e o não-ser existem ao mesmo tempo.
IV - o ser é pensável e o não-ser é impensável.
Assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas
corretas:
A_(__)_ I, III e IV.
B_(__)_ II, III e IV.
C_(__)_Todas estão corretas.
D_(__)_ I, II e III.
E_(__)_ I, II e IV.
12. (UFU- 1ª Fase
Janeiro de 1999) Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático, compreendia que:
I- o ser é vir-a-ser.
II- o vir-a-ser é a luta entre os contrários.
III- a luta entre os contrários é o princípio de todas as
coisas.
IV- da luta entre os contrários origina-se o não-ser.
Assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas
corretas:
A_(__)_ I, II e III.
B_(__)_ II, III e IV.
C_(__)_ Todas estão corretas.
D_(__)_ I, III e IV.
E_(__)_ I, II e IV.
13. Explique:
c) por que os primeiros filósofos eram chamados de
pré-socráticos ou filósofos da natureza
d) o que é um mito
e) qual a diferença entre o pensamento mitológico e o
filosófico:
14. “A verdadeira Filosofia consiste em reaprender a ver o
mundo”. (Merleau-Ponty, filósofo francês). Após ler o pensamento de
Merleau-Ponty, explique por que a Filosofia é diferente das outras ciências.
(05 linhas)
15. Em que sentido os primeiros filósofos se diferem do
pensamento mítico? (04 linhas)
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