SOBRE A FAMILIA E INSTITÇÕES SOCIAIS

INSTITUIÇÕES SOCIAIS: São estruturas ou formas de organização tais como a Família, a Igreja, a Escola ou uma Empresa, as quais estão baseadas em regras e procedimentos padronizados, socialmente reconhecidos, aceitos, sancionados e seguidos pela sociedade. Elas fazem parte do nosso modo de pensar, agir e sentir, existindo para satisfazer necessidades e servindo como formas de controle social.
Diferença entre grupo Social e Instituição Social: Os grupos sociais se referem a indivíduos com objetivos comuns, em um processo de interação. Por outro lado, as instituições sociais se referem a regras e procedimentos dos diversos grupos. Por exemplo: o pai, a mãe e os filhos formam um grupo primário; as regras e os procedimentos que regulamentam essa relação fazem parte da instituição familiar.
Interdependência entre as Instituições: Nenhuma instituição existe isolada das outras. Qualquer alteração em determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras. Ex: a libertação dos escravos, a mulher no trabalho fora de casa, etc.
Principais tipos de Instituição:Não descartando as demais, consideramos que as principais instituições sociais são: a Família, o Estado, as instituições Educacionais, e Igreja e as instituições Econômicas.

A Família: É o agrupamento social cuja estrutura varia em alguns aspectos no tempo e no espaço. Essa variação pode se referir ao número e à forma de casamento, ao tipo de família e aos papéis familiares. Para muitos estudiosos, a família foi a primeira instituição social da humanidade.
Números de casamentos:
A família pode ser monogâmica ou poligâmica.
Família monogâmica: 1 homem + 1 mulher.
Família poligâmica:
a) poligênica:1 homem + 1 ou mais mulheres.
b) poliândrica: 1 mulher + 1 ou mais homens.
Obs: Com as mudanças ocorridas na atualidade, foram incluídas as questões de gênero (o casamento entre pessoas do mesmo sexo).
Formas de casamento:
Endogâmica: quer dizer casamento permitido apenas dentro do mesmo grupo social (parentes). Era muito comum entre os povos primitivos; ainda é encontrada na tradição das castas na Índia.
Exogâmica: união com alguém fora do grupo, entre pessoas de religião, raça ou classe social diferentes. É encontrado na maioria das sociedades modernas.
Tipos de famílias atuais:
Tradicional ou nuclear – reúne marido, mulher e filhos;
Monoparental: apenas um dos progenitores: pai ou mãe.
Homomaternal: casal de mulheres e filhos;
Homopaternal: casal de homens e filhos;
Funções da família:
sexual ou reprodutiva – satisfação dos impulsos sexuais e perpetuação da espécie humana;
Econômica – meios de subsistência e bem-estar;
Educacional – transmissão dos valores e padrões culturais.
A Igreja ou a religião: Embora as pesquisas indiquem que tenha surgido a partir da necessidade não material (ou seja, envolvia apenas as questões espirituais envolvendo a morte e o contato com as divindades), ao longo da história humana, a religião passou a ter outras funções importantes tais como:
Social: recuperação de vidas e famílias, orfanatos, asilos, etc.
Econômica: A partir do calvinismo, a religiosidade também passou a ser vista como um meio pelo qual Deus abençoaria o fiel através do empreendedorismo, enriquecimento, emprego, fim das dívidas, etc.
Moral: códigos, regras e padrões de conduta, etc.
Educacional: escolas e universidades
Espiritual: temor da morte, esperança de reencontrar entes queridos ou de ir para um lugar de descanso e paz, etc.
Política e ideológica: O maior exemplo são os países islâmicos, cujas leis são baseada na Sharia.
O Estado: Difere das outras instituições na medida em que tem poder para regular as relações da sociedade. O Estado surgiu a partir do próprio povo, o qual o criou para que mantivesse a paz, praticasse a justiça e trabalhasse para melhorar a vida de todos. O Estado se mantém através do seu poder de coerção para fazer valer seu direito de cobrar impostos. Todos os recursos recolhidos pelo Estado, teoricamente deveriam ser investidos na melhoria e na manutenção do bem-estar do povo, através de serviços essenciais tais como saúde, segurança, educação, justiça, etc. O Estado é o mais importante agente de controle social, é o único que tem o monopólio do emprego da força e da violência legítima, tendo também o poder de concedê-la ou não aos cidadãos. Nas melhores democracias, o poder do Estado é limitado e vigiado através dos mecanismos pelo povo para impedir que se torne uma tirania, oligarquia, etc.
Escola: É a instituição que tem como objetivos tanto a socialização, já iniciada pela família, como a transmissão de importantes aspectos da cultura e do conhecimento, necessários para a vida profissional, econômica e social. É por meio da educação que a sociedade transmite às próximas gerações mais jovens sua herança cultural. Os países que levam a sério a educação sabem que ela é a base do progresso de um povo.

Exercícios:
1 - Entre as funções da instituições sociais podemos afirmar que:
a) Foram criadas para atender as necessidades de determinados seguimentos sociais.
b) Tem como característica regular e controlar as relações sociais.
c) utiliza-se de mecanismo democrático para dialogar com a sociedade.
d) Seus métodos coercitivos não são aceitos pela sociedade, cabendo apenas à polícia esse exercício.
e) Existem apenas mecanismo republicanos de democracia a serem implantado pelas instituições sociais.

2 – Para alguns autores, a religião seria uma instituição sem paralelo com as outras, pois:
a) Se baseia necessidades físicas do homem
b) O homem atual dispensa a religião a partir do avanço da ciência, a qual já resolveu os maiores problemas da humanidade.
c) Diferente das demais, ela teria surgido a partir de necessidades não materiais.
d) Religião e Instituição são conceitos que não foram apropriados pelos homens pela simples falta de consenso.
e) Surgiu ao mesmo tempo em que surgiu o Estado, ou seja, era a base do poder do Estado, cujo grande exemplo foram os faraós.

3 – Para alguns estudiosos, dentre eles Max Weber, o Estado é:
a) Uma instituição como qualquer outra, ou seja, tem aqueles que mandam e aqueles que são comandados.
b) A instituição que tem a função apenas de cobrar impostos e fazer obras de infraestrutura.
c) a instituição que dispõe do monopólio do emprego da força legítima.
d) A instituição que não tem o direito de recorrer à força, caso seja necessário, pois esse direito é uma prerrogativa do legislativo apenas.
e) Nenhuma alternativa está correta.

4 – É considerada como a primeira Instituição Social surgida na história:
a) A Economia.
b) A Política.
c) A família.
d) A Religião.
e) A Guerra.

5 - A educação é considerada uma Instituição Social devido:
1 – a necessidade de transmissão das normas e valores para as gerações mais novas.
2 – à justificativa de uma preparação do indivíduo para o convívio em sociedade, como um cidadão.
3 – à metodologia do Estado referente às estatísticas de rendimentos do ensino fundamental e médio.
a) Apenas a 1 está correta.
b) Apenas a 1 e a 3 estão corretas.
c) Apenas a 2 e a 3 estão corretas.
d) Apenas a 3 está Correta.
e) Apenas a 1 e a 2 estão corretas.

6 – Em relação às funções da igreja (ou religião) como instituição, assinale a alternativa correta:
a – tem função referente apenas à área da espiritualidade
b – na atualidade, devido à crise de valores morais, deixou-se levar pela cobiça material, tendo perdido suas funções espirituais;
c – tem importante função social recuperando vidas, famílias, mantendo asilos, orfanatos, etc.
d – sua função é muito mais política e ideológica, cujo maior exemplo é o Vaticano.
E – para a maior parte da humanidade, a religião perdeu o seu significado a partir do momento em que a ciência passou a ter respostas para todas as dúvidas e incertezas.

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