Identidade e alteridade (2 bimestre)

Identidade e Alteridade

Identidade Cultural - Texto Base: Hall, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade.

País - Estado/Identidade/Nação



1. Estado - Unidade Política
2. Identidade
  • Alteridade - É a percepção do diferente , faz com que você identifique melhor sua identidade, sendo essa percepção fundamental para a definição de nossa identidade. A prática da alteridade contribui para a desnaturalização atitudes, crenças, idéias fortes que parecem naturais.
Definição de Estereótipo - Armadilha que se cai quando não se pratica alteridade. Ser Superficial, de fora, prévio e generalizante.
Ex.
Turista - Se mantém no estereótipo X Viajante - Vai além do estereótipo
  • Coletivo / Grupo - Toda cultura é formada por um coletivo, ou seja, um grupo de indivíduos.
  • Pertencimento / Compartilhar - Consumo cultural (Adquirido não somente o produto, e sim, uma idéia, ideologia de vida), Visão Política (Movientos políticos/ conservadorismo/ lberalista), Etnia (Movimentos negros, indígenas etc.) e Gênero( Movimentos gays, feministas etc.).
  • Construído - É contruído, nada é dado.
  • História - Têm um passado em comum / Memória Coletiva
  • Passa por uma ideologia - Adquirem um conjunto de ideias e pensamentos de um grupo de indivíduos.
  • Micro / Macro:
Macro: Sentido amplo de nação - Identidade nacional.
Micro: Pequenos grupos dentro de um país, articulados por comum cultural, visão política, etnia, gênero etc. São multiplos, fragmentados, contraditórias, religiões, tribos urbanas.
  • Comunidade Imaginada : A identidade de uma nação é composta por símbolos, valores e representação, não há nada concreto.
3. Nação - É uma coisa imaginária, uma comunidade simbólica.
Ex. Catalunia ( Espanha ) - apoio popular para separação.
Critérios para definição de um páis
- Língua, Etnial e Religião diferente.



Três Concepções de Indentidade:
  1. Iluminismo - a ideia de que você ja nasce com a identidade , pronto e acabou!
  2. Sociológico (macro) - A identidade é formada aos poucos a partir da interação com a sociedade.
  3. Pós- moderno - A ideia de que somos fragmentados, possuímos várias identidades. Nada é estável, a cada dia uma mudança, hoje você é um, amanhã é outro.

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