Projeto Interdisciplinar de 2014
PLANEJAMENTO DO PROJETO:
Um dia me chamei "Inocência"
Tinha meu coração repleto de ternura
Um belo sorriso sempre em meu rosto
Um dia me chamei "Desilusão"
Tive minha infância roubada
Meus sonhos violentados
Um dia me chamei "Solidão"
Caminhava vazia, sem rumo
Apenas sobrevivia
Um dia me chamei "Saudade"
Quando vi partir quem eu mais amava
E segui mais uma vez sozinha
Hoje, me chamo "Esperança"
Pois apesar de tudo...
Ainda estou VIVA!
Lúcia Polonio
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justificativa
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo
seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o
indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-as com outros
seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando
diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de
toda uma sociedade na qual está inserido. Todo o trabalho que será desenvolvido
pelos alunos passa por conhecimentos
de prática e hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio
ambiente, cuidados com o corpo físico e emocional do aluno.
As
pesquisas da psicologia que se referem à Educação têm chegado a conclusões
surpreendentes em relação aos caminhos até então tidos como certos pelos mais
experientes pedagogos de nossa época. A ideia de que apenas o grau de Q.I.
influência o desenvolvimento cognitivo não representa a realidade face às
constatações dos pesquisadores atuais. Contata-se que desenvolver a
inteligência emocional do aluno é primordial para que haja o avanço do
processo de aprendizagem.
Segundo
Juan Casassus, filósofo e sociólogo chileno, além de conhecer os conteúdos
que ensina, o professor deve saber identificar as necessidades dos alunos, já
que "O clima emocional é essencial para haver aprendizagem". Para
CASASSUS nas instituições em que os alunos se dão bem com os colegas, não há
brigas, o relacionamento harmonioso predomina e não há interrupções nas aulas,
eles se saem melhor. Verificou-se que o desempenho deles chegou a ser
superior em 36% na nota média da prova de Linguagem e 46% na de Matemática.
Além
dos aspectos citados, há a necessidade de aplicar a Inteligência Emocional de
forma sistemática à educação para a formação de uma identidade cidadã plena, trabalhando, basicamente, as emoções
do adolescente, fazendo-as perceber a importância dos sentimentos alheios; os
valores e a questão da ética que são bases para o exercício da cidadania e
respeito mútuo universal, justificam esse projeto.
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Objetivo geral
Possibilitar a
construção da identidade e visão de mundo do aluno a partir das
relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente, criativa
e contextualizada.
O projeto também tem
como objetivo o desenvolvimento
emocional , a formação do caráter e de valores, aspectos fundamentais para o desenvolvimento pessoal e a integração do indivíduo em seu
grupo social.
Objetivos Específicos
- Resgatar a história
de vida do aluno, tendo como fato primordial a elevação da sua autoestima,
possibilitando que ele se identifique como sujeito da história;
- Identificar e
reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence
(características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores);
- Promover a
compreensão dos diferentes tipos de relações, harmoniosas ou conflitantes na
família, no trabalho, na produção e nas trocas;
- Desenvolver o hábito
de cuidar de si mesmo;
- Valorizar o seu
corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
- Estabelecer uma
relação positiva com a sociedade;
- Conhecer seus
antepassados;
- Desenvolver
habilidades motoras, imaginativas, de cooperação, de concentração,
criatividade e de espírito competitivo;
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Conteúdo**
Identidade;
famílias; origens do nomes, partes do
corpo; cuidados com o corpo; prevenção as doenças; órgãos do sentido e
suas utilidades; árvore genealógica; membros integrantes da família;
localização da moradia; partes da casa.
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Procedimentos
O projeto será desenvolvido através de vários procedimentos a serem
elaborados a partir do planejamento semanal. Entre eles podem ser destacados:
a elaboração de um álbum de identificação; conversas e debates; elaboração de
cartazes e murais; quebra-cabeça; reprodução de histórias; teatro; gincana;
desenhos livres ou mimeografados; pesquisa de figuras e letras em jornais,
revistas e gibis; ordenação de sequência de figuras; calendário; construção
da linha do tempo; jogos; elaboração de gráficos com alturas e pesos das crianças,
confecção de massinha; banho em bonecas; entrevista com os pais; visita e
observação ao redor da creche.
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Avaliação
É necessário que a avaliação seja
sistemática e que, todos os momentos do projeto, os desempenhos, as
dificuldades e os avanços encontrados sejam registrados, a fim de aprimorar
as etapas posteriores. Cada professor deverá criar uma ficha de avaliação com
todas as atividades a serem realizada, observando o desenvolvimento
individual de cada criança e da turma em geral. Os resultados servirão de
ajuda ao processo educativo, fornecendo ao professor elementos em que se
promoveram avanços na construção do conhecimento.
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Resultados
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Redução dos níveis de angústia de corpo docente;
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Integração de toda a equipe da escola no que se
refere ao projeto e ao conteúdo ensinado
·
Melhora no comportamento geral de todas as classes e
de todos participantes do projeto direta ou indiretamente.
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Cronograma:
Neste
projeto será necessário trabalharmos miniprojeto onde cada professor
envolvido fará junto ao seu plano o tempo necessário para sua execução
Proposta para
miniprojetos
PROJETO “EU
E O MEU CORPO”
JUSTIFICATIVA:
Os adolescentes têm uma curiosidade natural sobre o próprio corpo e seu funcionamento.
É preciso que este assunto seja tratado com naturalidade e respeito.
Conhecer o próprio corpo
possibilita ao adolescente que tenha condições de interagir com ele de forma
coerente, reconhecendo suas sensações, promovendo a construção de uma imagem
positiva de si mesma e aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças.
Este é um assunto muito
importante e deve ser priorizado no trabalho , pois a imagem corporal que o
aluno tem de si mesmo é o ponto de referência para todo tipo de aquisição de
conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e
organizar o conhecimento do mundo exterior. Será este o ponto de partida das
noções de espaço, tempo, forma, volume, etc.
É com esta compreensão que este
trabalho com o corpo será desenvolvido, um trabalho cheio de atividades e
jogos, as quais levarão os alunos a fazer a grande descoberta do seu corpo e
a adaptar-se com o mundo que a cerca.
OBJETIVOS:
Conhecer a imagem do próprio corpo descobrindo seus limites e sensações que
ele proporciona.
Trabalhar
temas tais como :
Anorexia
Bulimia
sexo na adolescência
obesidade
não aceitação da diferença seja ela,
audição, motora , etc
Compreender e se interessar
pelos cuidados que devemos ter com o nosso corpo, associando cuidado à saúde.
PERÍODO: 1 bimestre, porém é retomado
durante todo o ano, permeando outros conteúdos abordados, porque não é uma
temática que se esgota com este tempo de trabalho.
CONTEÚDOS:
- Temas transversais
- As partes do
corpo;
- Sentimentos;
- Órgãos dos
sentidos;
- Higiene e saúde
.
METODOLOGIA:
Será
livre a cada professor
AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto será contínua, no decorrer do desenvolvimento deste,
através da realização e participação, envolvimento, reconhecimento e domínio do
conteúdo trabalhado.
Será também através da analise da
evolução das atividades tanto práticas como pedagógicas.
Recursos:
Materiais: Jornais, revistas, folhas de atividades, rádio, Cd, computador,
bolas, cordas, barbante, papeis coloridos, etc.
Físicos: Sala de aula e pátio
Humanos: Professor e alunos do Ensino médio e Integrado
PROJETO “A
minha, a sua e a nossa família”
Justificativa
A construção da identidade se manifesta através das interações
com o outro. Há momentos em que as crianças imitam o outro, outras situações
mostram o que elas são. A identidade é um conceito do qual faz parte a
ideia de distinção, de uma marca de, de diferença entre as pessoas, a começar
pelo nome seguindo de todas as características físicas, modo de agir e de
pensar e da história pessoal.
Juntamente com o tema identidade é importante mencionar sobre
família, sua importância e que devemos valorizá-la e respeitá-la para vivermos melhor dentro e fora de nossa
família.
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Desenvolvimento
Apoio para todo os professores
Desenvolvendo a Inteligência Emocional
Crianças
emocionalmente inteligentes são mais seguras para encontrar soluções para os
problemas que a vida traz no cotidiano, ou quando acontecem eventos mais
sérios como perdas, separações e outros tantos acontecimentos que podem
traumatizar.
O
desenvolvimento da inteligência emocional ajuda a criança a ser menos
agressiva, mais sociável, permite que ela tenha uma vida mais tranquila.
As
emoções podem ser trabalhadas a favor ou contra o desempenho humano, tudo
dependerá da autoconsciência, do autocontrole e de como colocamos em prática
essas emoções. Os pais se preocupam muito com a educação que vão dar aos
filhos, o interesse maior está no desenvolvimento cognitivo e o QI (Quociente
de Inteligência) é a referência de sucesso ou fracasso, entretanto essa não é
a única ferramenta para determinar a inteligência de uma pessoa. Atualmente temos
um novo conceito que é o da Inteligência Emocional, criada pelo americano
Daniel Goleman.
Diante
dessa nova visão, o desenvolvimento da inteligência emocional torna-se um
aspecto a mais para ser considerado na educação das crianças e nesse aspecto
a escola, no geral, não tem um olhar apurado. Cabe aos pais à família buscar
recursos para orientar os filhos nesse caminho. Os pais são preparadores
emocionais mais indicados na educação da criança.
Adquirir
e ensinar inteligência emocional não são tarefas fáceis, é necessário
treinamento e muita prática, ajudar as crianças a resolver os conflitos do
dia a dia é o caminho para uma vida saudável.
Para
se educar um filho de modo que este se torne emocionalmente inteligente, é
preciso reconhecer suas emoções, sem repreendê-las, desrespeitá-las ou
ignorá-las. Precisam ajudar seus filhos a identificar suas próprias emoções e
impor limites adequados.
Na
vida escolar diante à recusa na execução de tarefas, na falta de estímulo
para os estudos, os pais devem mostrar a necessidade de vencer esse desafio e
buscar formas de fazê-lo entender que a vida exige que se cumpra os
compromissos, que há prazer em sentir que estamos quites com nossas
obrigações e dessa forma não haverá perdas. Mostrar essa flexibilidade de
conduta evidencia que ele é responsável pelas possíveis consequências.
Hoje enfrentamos um momento em que muitos pais sentem-se
desorientados em relação à forma que devem educar seus filhos. A visão do
papel da criança sofreu grandes modificações, nas últimas décadas, uma visão
desmedidamente liberal entre pais e filhos e escola/crianças tem comprometido
a educação e o aprendizado, diz Roberto Lira Miranda, em Além da Inteligência
Emocional: Uso integral das aptidões cerebrais no aprendizado, no trabalho e
na vida. O receio de
produzir crianças reprimidas está gerando uma quantidade muito grande de
crianças mal educadas e emocionalmente menos aptas.
Os
pais devem ensinar aos filhos estratégias para lidar com os altos e baixos da
vida. Devem aproveitar os estados de emoções das crianças, para ensiná-las
como lidar com eles e ensiná-la como tornar-se uma pessoa humana.
Para
aqueles pais que ainda não são preparadores emocionais, Gottman, propõe 05
passos para que se tornem:
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A
inteligência emocional da criança pode ser moldada na interação familiar,
manter a calma, mostrar que ficamos irritados, com raiva, mas que podemos
agir de forma a não causar arrependimentos futuros. Reconhecer que algumas
emoções podem prejudicar nossa vida, entretanto há a possibilidade de
gerenciá-las e encaminhar situações desagradáveis para um melhor desfecho.
Ser inteligente emocional é ser capaz de
lidar melhor com as emoções.
Reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre é a
chave da Inteligência Emocional. A falta de habilidade em reconhecer nossos
verdadeiros sentimentos deixa-nos à mercê de nossas emoções.
"A educação é um processo social, é desenvolvimento.
Não é a preparação para a vida, é a própria vida". (John Dewey)
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Resultados
obtidos:
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Participantes:
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Conclusão
da coordenação:
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Assinatura
dos professores
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Data:
14/2/2014
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