Projeto Interdisciplinar de 2014


PLANEJAMENTO DO PROJETO:
              “Conhecendo meu Eu”

Um dia me chamei "Inocência"
Tinha meu coração repleto de ternura
Um belo sorriso sempre em meu rosto

Um dia me chamei "Desilusão"
Tive minha infância roubada
Meus sonhos violentados

Um dia me chamei "Solidão"
Caminhava vazia, sem rumo
Apenas sobrevivia

Um dia me chamei "Saudade"
Quando vi partir quem eu mais amava
E segui mais uma vez sozinha

Hoje, me chamo "Esperança"
Pois apesar de tudo...
Ainda estou VIVA!

Lúcia Polonio
justificativa
            Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-as com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características,  valores de toda uma sociedade na qual está inserido. Todo o trabalho que será desenvolvido pelos alunos  passa por conhecimentos de prática e hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo físico e emocional do aluno.
As pesquisas da psicologia que se referem à Educação têm chegado a conclusões surpreendentes em relação aos caminhos até então tidos como certos pelos mais experientes pedagogos de nossa época. A ideia de que apenas o grau de Q.I. influência o desenvolvimento cognitivo não representa a realidade face às constatações dos pesquisadores atuais. Contata-se que desenvolver a inteligência emocional do aluno é primordial para que haja o avanço do processo de aprendizagem.
Segundo Juan Casassus, filósofo e sociólogo chileno, além de conhecer os conteúdos que ensina, o professor deve saber identificar as necessidades dos alunos, já que "O clima emocional é essencial para haver aprendizagem". Para CASASSUS nas instituições em que os alunos se dão bem com os colegas, não há brigas, o relacionamento harmonioso predomina e não há interrupções nas aulas, eles se saem melhor. Verificou-se que o desempenho deles chegou a ser superior em 36% na nota média da prova de Linguagem e 46% na de Matemática.
Além dos aspectos citados, há a necessidade de aplicar a Inteligência Emocional de forma sistemática à educação para a formação de uma identidade cidadã  plena, trabalhando, basicamente, as emoções do adolescente, fazendo-as perceber a importância dos sentimentos alheios; os valores e a questão da ética que são bases para o exercício da cidadania e respeito mútuo universal, justificam esse projeto.


Objetivo geral
Possibilitar a construção da identidade  e visão de mundo do aluno a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente, criativa e contextualizada.
O projeto também tem como objetivo  o desenvolvimento emocional , a formação do caráter e de valores, aspectos fundamentais  para o desenvolvimento  pessoal e a integração do indivíduo em seu grupo social.

Objetivos Específicos
- Resgatar a história de vida do aluno, tendo como fato primordial a elevação da sua autoestima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história;
- Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam no grupo ao qual pertence (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores);
- Promover a compreensão dos diferentes tipos de relações, harmoniosas ou conflitantes na família, no trabalho, na produção e nas trocas;
- Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
- Valorizar o seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
- Estabelecer uma relação positiva com a sociedade;
- Conhecer seus antepassados;
- Desenvolver habilidades motoras, imaginativas, de cooperação, de concentração, criatividade e de espírito competitivo;



Conteúdo**
        Identidade; famílias; origens do nomes,  partes do corpo; cuidados com o corpo; prevenção as doenças; órgãos do sentido e suas utilidades; árvore genealógica; membros integrantes da família; localização da moradia; partes da casa.



Procedimentos
        O projeto será desenvolvido através de vários procedimentos a serem elaborados a partir do planejamento semanal. Entre eles podem ser destacados: a elaboração de um álbum de identificação; conversas e debates; elaboração de cartazes e murais; quebra-cabeça; reprodução de histórias; teatro; gincana; desenhos livres ou mimeografados; pesquisa de figuras e letras em jornais, revistas e gibis; ordenação de sequência de figuras; calendário; construção da linha do tempo; jogos; elaboração de gráficos com alturas e pesos das crianças, confecção de massinha; banho em bonecas; entrevista com os pais; visita e observação ao redor da creche.





Avaliação
         É necessário que a avaliação seja sistemática e que, todos os momentos do projeto, os desempenhos, as dificuldades e os avanços encontrados sejam registrados, a fim de aprimorar as etapas posteriores. Cada professor deverá criar uma ficha de avaliação com todas as atividades a serem realizada, observando o desenvolvimento individual de cada criança e da turma em geral. Os resultados servirão de ajuda ao processo educativo, fornecendo ao professor elementos em que se promoveram avanços na construção do conhecimento.


Resultados

·        Redução dos níveis de angústia de corpo docente;
·        Integração de toda a equipe da escola no que se refere ao projeto e ao conteúdo ensinado
·        Melhora no comportamento geral de todas as classes e de todos participantes do projeto direta ou indiretamente.

Cronograma:
Neste projeto será necessário trabalharmos miniprojeto onde cada professor envolvido fará junto ao seu plano o tempo necessário para sua execução

Data
Conteúdo a ser desenvolvido
1º. Bimestre

Envolvimento de filosofia, sociologia, português, historia, geografia  e artes
Projeto : A minha, a sua e a nossa família”
Apresentação do vídeo “Tua Familia”
Discussão e reflexão sobre o tema: Família
Divisão dos grupos
Criação de painéis sobre a família, origem do nome e sobrenome
Pintura , como me vejo e como vejo minha família
2º. Bimestre
Envolvendo biologia, química, física, português e educação física 
Projeto: Eu e meu corpo
Segue abaixo explicações sobre o miniprojeto
3º. Bimestre
Envolvendo todas as disciplinas na criação de um musical ou teatro que retrate a família de ontem , de hoje e de amanhã (poderá ser apresentado na feira tecnológica)
Projeto: Valores
è Roda de conversa (quais valores os jovens tem hoje? Quais são passados por geração? Quais a escola precisa dar atenção para a melhoria de toda a sociedade? Quais as maiores dificuldades vivenciadas pelos jovens hoje?
(podemos chamar pessoas da sociedade, sociólogos, piscisólogos, pedagogos, e outros para o debate de idéias)

è Em aulas de artes, educação física e sociologia   podemos pensar em um teatro
è Poesia sobre a família (fazer com que nossos alunos escrevam  o que sentem e criem suas poesias)
è Músicas, paródias, etc (deixar com que os alunos expressem seus sentimentos sobre a família através da música), ou seja, a família para eles será o reflexo da música que farão


4º. Bimestre
Envolvimento da filosofia , sociologia, português, biologia, química.
Projeto: E eu como fico?
Promover a reflexão sobre os problemas sociais , da falta de tempo dos pais, do sentimento de solidão que muitos jovens sentem , da falta de dialogo, da falta de tempo, etc. Assim como, tratar de assuntos como a gravidez na adolescência, as doenças , as drogas e outros que vem trazendo transtornos a muitos jovens e muitas famílias.

Relatório final:
Neste projeto deverá ocorrer o fechamento de todo o projeto com a análise de todos os professores envolvidos para que seja analisado os resultados obtidos.



Proposta para miniprojetos


PROJETO “EU E O MEU CORPO”


JUSTIFICATIVA: Os adolescentes têm uma curiosidade natural sobre o próprio corpo e seu funcionamento. É preciso que este assunto seja tratado com naturalidade e respeito.
            Conhecer o próprio corpo possibilita ao adolescente que tenha condições de interagir com ele de forma coerente, reconhecendo suas sensações, promovendo a construção de uma imagem positiva de si mesma e aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças.
            Este é um assunto muito importante e deve ser priorizado no trabalho , pois a imagem corporal que o aluno tem de si mesmo é o ponto de referência para todo tipo de aquisição de conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e organizar o conhecimento do mundo exterior. Será este o ponto de partida das noções de espaço, tempo, forma, volume, etc.
            É com esta compreensão que este trabalho com o corpo será desenvolvido, um trabalho cheio de atividades e jogos, as quais levarão os alunos a fazer a grande descoberta do seu corpo e a adaptar-se com o mundo que a cerca.

OBJETIVOS: Conhecer a imagem do próprio corpo descobrindo seus limites e sensações que ele proporciona.
Trabalhar temas tais como :
 Anorexia
 Bulimia
 sexo na adolescência
 obesidade
 não aceitação da diferença seja ela, audição, motora , etc
       
               Compreender e se interessar pelos cuidados que devemos ter com o nosso corpo, associando cuidado à saúde.

PERÍODO: 1 bimestre, porém é retomado durante todo o ano, permeando outros conteúdos abordados, porque não é uma temática que se esgota com este tempo de trabalho.

CONTEÚDOS: - Temas transversais
                         - As partes do corpo;
                         - Sentimentos;
                         - Órgãos dos sentidos;
                         - Higiene e saúde
                         .
METODOLOGIA:
Será livre a cada professor

AVALIAÇÃO: A avaliação do projeto será contínua, no decorrer do desenvolvimento deste, através da realização e participação, envolvimento, reconhecimento e domínio do conteúdo trabalhado.
            Será também através da analise da evolução das atividades tanto práticas como pedagógicas.


Recursos: Materiais: Jornais, revistas, folhas de atividades, rádio, Cd, computador, bolas, cordas, barbante, papeis coloridos, etc.
                    Físicos: Sala de aula e pátio
                   Humanos: Professor e alunos do  Ensino médio e Integrado


PROJETO “A minha, a sua e a nossa família”


Justificativa
A construção da identidade se manifesta através das interações com o outro. Há momentos em que as crianças imitam o outro, outras situações mostram o que elas são.  A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de, de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome seguindo de todas as características físicas, modo de agir e de pensar e da história pessoal.
Juntamente com o tema identidade é importante mencionar sobre família, sua importância e que devemos valorizá-la e respeitá-la  para vivermos melhor dentro e fora de nossa família.

OBJETIVO GERAL:
Conhecer sobre sua história de vida e família e de seus amigos a fim de desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente, confiante em suas capacidades e habilidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·          Promover a socialização;
·          Compreender que cada aluno  possui uma identidade;
·          Favorecer o reconhecimento da própria imagem e do colega;
·         Entender que cada família tem suas características, maneiras diferentes de ser e de viver;
·         Valorizar e respeitar a família ;
·         Compreender porque fazemos parte de uma família (construção social);
·         Organizar momentos de fala e de escuta;
·         Oportunizar interação entre alunos e professor;
·          Conhecer a identidade (dados pessoais);
·         Estimular o raciocínio lógico, a comunicação, a corporeidade e a coordenação motora;                  


Resultados esperados

  1. Aprender como eram as famílias , como viviam e se comportavam
  2. Quais as mudanças ocorridas dentro da sociedade brasileira
  3. Como são as famílias em outros países
  4. As origens de cada aluno, árvore genealógica
  5. Conhecendo os antepassados, quem eram, como viviam, como era o comportamento

Metodologia

Roda de conversa, dialogar com o aluno que cada um tem uma família e que fazemos parte da mesma; que vivemos em uma sociedade onde existe o outro;que existem tipos diferentes de família
Entrevista com os pais, avós ou bisavós : pesquisa sobre a árvore genealógica, escolha do nome da criança;
Ver na geografia e em história sobre o país de origem, como eram , línguas e costumes
Reflexão e apresentação de slides sobre como o aluno vê a família de ontem e de hoje
Atividade de pintura, colagem e recorte sobre a família;
Pintura da mão e em cada desenho de um membro da família;

.
Projeto: VALORES

Neste panorama, atribui-se grande importância às questões de afetividade porque permite formar seres humanos mais prudentes. Pois, “a educação se dá na vida e se dá para a vida e para a felicidade.”(CHALITA, 2001. p.14)

Um ser humano educado é quem teve a sorte de encontrar as circunstâncias e as pessoas que lhe permitiram tirar o melhor proveito de suas potencialidades. E que, graças a isso, vai saber em qualquer situação respeitar os outros. Este é o critério para saber se a Educação foi bem sucedida: como respeito se manifesta na relação com o outro.

Somente a formação intelectual não ajuda a pessoa a ser melhor. Os conteúdos devem servir para a vida dos alunos no momento presente e ajudá-los a perceber a importância dos estudos na sua vida, bem como a apropriação de valores passados pela família e os adquiridos na convivência com os outros. Ulisses (2007 p.12), afirma que:
Adotamos a premissa de que os valores não são nem ensinados, nem nascem com as pessoas. Eles são construídos na experiência significativa que as pessoas estabelecem com o mundo. Essa construção depende diretamente da ação do sujeito, dos valores implícitos nos conteúdos com que interage no dia-a-dia e da qualidade das relações interpessoais estabelecidas entre o sujeito e a fonte dos valores.
Acreditamos nos bons resultados deste trabalho no ponto em que o projeto se converge que é a questão dos valores, fundamentada nos conteúdos estudados pelos alunos.
Faremos nossa parte enquanto educadores e enquanto escola, acreditando que estaremos contribuindo para a formação de um ser humano melhor.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
         Trabalhar os conteúdos de forma dinâmica, explorando as habilidades de pesquisa, leitura, dramatização e apresentação dos conteúdos pelos alunos, resgatando valores como solidariedade, responsabilidade, respeito, trabalho em equipe, determinação, autoconfiança, respeito a diversidade e amizade.
      Objetivos Específicos

§         Sensibilizar os alunos para o fato de que seguir regras básicas de boa convivência significa respeitar os outros e exigir respeito a si mesmo.
Instigar momentos de reflexão sobre o comportamento das pessoas; como agir perante os colegas, professores, funcionários, fazendo-os perceber que respeito mútuo, diálogo e solidariedade são valores que permeiam o trabalho da escola;
Motivar o estudo dos conteúdos através de pesquisa direcionada;
Trabalhar habilidades de pesquisa intelectual e coletiva;
§        Resgatar valores humanos: solidariedade, responsabilidade, respeito, trabalho em equipe, determinação, autoconfiança, respeito a diversidade e amizade com ações concretas, estudadas no decorrer do projeto, de acordo com o conteúdo de cada professor (a) envolvido;
Informar através de textos, músicas, palestras, filmes, dados estatísticos e fatos comprovados a importância dos valores humanos na escola e na sociedade, criando um clima amistoso e bom para conviver, através de palestras e textos referentes ao tema.
         
Metodologia

Poderá ser livre a cada professor tratando dos temas:
 Responsabilidade
 Amizade
 Respeito/Bullying.
 Solidariedade

Projeto : E eu como fico?



Desenvolvimento

Apoio para todo os professores

Desenvolvendo a Inteligência Emocional

Crianças emocionalmente inteligentes são mais seguras para encontrar soluções para os problemas que a vida traz no cotidiano, ou quando acontecem eventos mais sérios como perdas, separações e outros tantos acontecimentos que podem traumatizar.
O desenvolvimento da inteligência emocional ajuda a criança a ser menos agressiva, mais sociável, permite que ela tenha uma vida mais tranquila.
As emoções podem ser trabalhadas a favor ou contra o desempenho humano, tudo dependerá da autoconsciência, do autocontrole e de como colocamos em prática essas emoções. Os pais se preocupam muito com a educação que vão dar aos filhos, o interesse maior está no desenvolvimento cognitivo e o QI (Quociente de Inteligência) é a referência de sucesso ou fracasso, entretanto essa não é a única ferramenta para determinar a inteligência de uma pessoa. Atualmente temos um novo conceito que é o da Inteligência Emocional, criada pelo americano Daniel Goleman.
Diante dessa nova visão, o desenvolvimento da inteligência emocional torna-se um aspecto a mais para ser considerado na educação das crianças e nesse aspecto a escola, no geral, não tem um olhar apurado. Cabe aos pais à família buscar recursos para orientar os filhos nesse caminho. Os pais são preparadores emocionais mais indicados na educação da criança.
Adquirir e ensinar inteligência emocional não são tarefas fáceis, é necessário treinamento e muita prática, ajudar as crianças a resolver os conflitos do dia a dia é o caminho para uma vida saudável.
Para se educar um filho de modo que este se torne emocionalmente inteligente, é preciso reconhecer suas emoções, sem repreendê-las, desrespeitá-las ou ignorá-las. Precisam ajudar seus filhos a identificar suas próprias emoções e impor limites adequados.
Na vida escolar diante à recusa na execução de tarefas, na falta de estímulo para os estudos, os pais devem mostrar a necessidade de vencer esse desafio e buscar formas de fazê-lo entender que a vida exige que se cumpra os compromissos, que há prazer em sentir que estamos quites com nossas obrigações e dessa forma não haverá perdas. Mostrar essa flexibilidade de conduta evidencia que ele é responsável pelas possíveis consequências.
Hoje enfrentamos um momento em que muitos pais sentem-se desorientados em relação à forma que devem educar seus filhos. A visão do papel da criança sofreu grandes modificações, nas últimas décadas, uma visão desmedidamente liberal entre pais e filhos e escola/crianças tem comprometido a educação e o aprendizado, diz Roberto Lira Miranda, em Além da Inteligência Emocional: Uso integral das aptidões cerebrais no aprendizado, no trabalho e na vida. O receio de produzir crianças reprimidas está gerando uma quantidade muito grande de crianças mal educadas e emocionalmente menos aptas.
Os pais devem ensinar aos filhos estratégias para lidar com os altos e baixos da vida. Devem aproveitar os estados de emoções das crianças, para ensiná-las como lidar com eles e ensiná-la como tornar-se uma pessoa humana.
Para aqueles pais que ainda não são preparadores emocionais, Gottman, propõe 05 passos para que se tornem:
·          Perceber as emoções dos adolescentes e as suas próprias;
·          Reconhecer a emoção como uma oportunidade de intimidade e orientação;
·          Ouvir com empatia e legitimar os sentimentos do aluno;
·          Ajudaro aluno  a verbalizar as emoções;
·          Impor limites e ajudar o aluno a encontrar soluções para seus problemas.
A inteligência emocional da criança pode ser moldada na interação familiar, manter a calma, mostrar que ficamos irritados, com raiva, mas que podemos agir de forma a não causar arrependimentos futuros. Reconhecer que algumas emoções podem prejudicar nossa vida, entretanto há a possibilidade de gerenciá-las e encaminhar situações desagradáveis para um melhor desfecho.

Ser inteligente emocional é ser capaz de lidar melhor com as emoções.


Reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre é a chave da Inteligência Emocional. A falta de habilidade em reconhecer nossos verdadeiros sentimentos deixa-nos à mercê de nossas emoções.

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida". (John Dewey)




Resultados obtidos:












Participantes:














Conclusão da coordenação:









Assinatura dos professores










Data: 14/2/2014



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