aula 1



Filosofia – 1 º Ensino Médio
I. ORIGEM DA FILOSOFIA
a) NASCIMENTO DA FILOSOFIA
- A filosofia originou-se de nossa necessidade de entender o mundo em que vivemos. Por volta do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor, na cidade de Mileto (Grécia Antiga).
- Condições para o nascimento da filosofia: expansão grega; vida urbana; viagens marítimas; uso da moeda; política; retórica e oratória.
- E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Seu conteúdo preciso ao nascer é uma cosmologia (estudo do universo) – principal objeto de estudo dos gregos na Grécia Antiga. Assim, a filosofia nasce como um conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza
b) ETIMOLOGIA DA PALAVRA
- Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos a invenção da palavra FILOSOFIA. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
III. A REFLEXÃO FILOSÓFICA
- A Reflexão Filosófica é movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é pensando por ele, volta-se para si mesmo como fonte desse pensando. É o pensamento interrogando-se a si mesmo ou pensando-se a si mesmo. É a concentração mental em que o pensamento volta-se para si próprio para examinar, compreender e avaliar suas idéias, suas vontades, desejos e sentimento. Organiza-se em torno de três questões: por que pensamos o que pensamos; o que queremos pensar quando pensamos; para que pensamos o que pensamos.
IV. MITOLOGIA GREGA
- Por filosofia entendemos uma forma completamente nova de pensar. Antes disso, todas as perguntas dos homens haviam sido respondidas pelas diferentes religiões. Essas explicações religiosas tinham sido passadas de geração para geração através dos mitos. Um mito é a história de deuses e tem por objetivo explicar por que a vida é assim como é.
- A mitologia é um conjunto de lendas e crenças que, de modo simbólico, fornecem explicações para a realidade universal. A forma de conhecimento que marca a ruptura entre o pensamento mítico e o pensamento filosófico é a razão.
- A palavra mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos: do verbo mytheyo (narrar) e do verbo mytheo (conversar). Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confia naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador.
- O mito é uma narrativa que procura descrever a relação entre fatos, pessoas, símbolos com forças sobrenaturais e desconhecidos. Cumpre uma função pedagógica no mundo grego, pois sua mensagem é interpretada como um relato verdadeiro de algo que aconteceu, e aquele que é incumbido da narrativa procura ensinar aos outros essa verdade sobre o mundo. Dependendo de sua finalidade, o mito pode ser classificado como:
a) COSMOGONIA (κοσμογονία) – sua função é justificar a ordem existente no mundo. Expõem explicações para a origem dos fenômenos existentes, bem como legitimam a divisão existente entre os seres. É a narrativa sobre o nascimento e a organização do mundo, a partir de forças geradoras (pai e mãe) divinas.
b) TEOGONIA (Θεογονία) – uma espécie de genealogia que narra os graus de parentesco entre os deuses. Tem como função determinar a origem da geração dos seres e justificar as alianças feitas entre os seres divinos para governar o Universo. É a narrativa da origem dos deuses, a partir de seus pais e antepassados.
- Os mitos cumpriam uma função social moralizante de tal forma que essas narrativas ocupavam o imaginário dos cidadãos da pólis grega direcionando suas condutas.
Um dos principais mitos, o Mito do Édipo – é uma tragédia grega, que mostra como o ser humano pode agir erradamente pela ignorância e pelos desejos e acabar fazendo loucuras; é uma narrativa de fundo moral, que alertava para os desígnios dos deuses, que não devem ser contrariados.
→ Édipo (Oidipous em grego), que significa “Pés inchados”. Foi rei de Tebas. E dizia que iria matar o seu pai e casar com sua mãe. Na figura, Édipo escutando o enigma das Esfinge, 467 a.C.
- Ao longo dos séculos, as histórias dos deuses foram sendo passadas de geração em geração. Os gregos cultuavam uma série de deuses (Zeus, Hera, Ares, Atena etc.), além de heróis e semideuses (Teseu, Hércules, Perseu, etc.).
REVISANDO...
A filosofia nasce como racionalização e laicização (influências religiosas) da narrativa mítica, superando-a e deixando-a como passado poético e imaginário. Retomando as questões postas pelo mito, a filosofia é uma explicação racional da origem e da ordem do mundo. A origem e a ordem do mundo são, doravante, naturais. Aquilo que, no mito, eram seres divinos — Urano, Gaia, Ponto — tornam-se realidades concretas e naturais: céu, terra, mar. No mito, o que aparecia como geração divina do tempo primordial surge, na filosofia, como geração natural dos elementos naturais. No início da filosofia, tais elementos ainda são forças divinas. Não são antropomórficas, mas são divinas, superiores à natureza gerada por eles e superiores aos homens que os conhecem pela razão; divinas porque eternas ou imortais, porque dotadas do poder absoluto de criação e porque reguladoras de toda a Natureza. Podemos, então distinguir:
- A teogonia narra, por meio das relações sexuais entre os deuses, o nascimento de todos os deuses, heróis, homens, titãs, e coisas do mundo natural.
- A cosmogonia narra a geração da ordem do mundo pela ação e pelas relações sexuais entre forças vitais que são entidades concretas e divinas.
Ambas, teogonia e cosmogonia, são genealogias, são gênesis, nascimento, descendência, reunião de todos os seres criados, ligados por laços de parentescos.
- A cosmologia: forma inicial da filosofia nascente - é a explicação da ordem do mundo, do universo, pela determinação de um princípio originário e racional que é a origem e causa das coisas e de sua ordenação.
Os primeiros filósofos não pretenderam explicar apenas a origem das coisas e da ordem do mundo, mas também e as causas das mudanças e repetições, das semelhanças e diferenças entre as coisas, seu surgimento, suas modificações e seu desaparecimento ou corrupção e morte.
Atividade 1
1. A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: Philo e Sophia. Philo deriva-se de Philia, que significa ________, amor fraterno, respeito entre iguais. Sophia quer dizer __________ e dela vem à palavra Sophos, sábio. Complete as lacunas acima com uma das
opções abaixo.
a) Amizade e ignorância;
b) Ignorância e amizade;
c) Amizade e respeito;
d) Amizade e Sabedoria.
e) Amante e razão.

2. Podemos dizer que a filosofia (Φιλοσοφία) é uma composição de duas palavras: philos (φίλος) e sophia (σοφία), surge quando os seres humanos começam a exigir provas e justificações racionais que validem ou invalidem as crenças cotidianas. A partir desta afirmação, assinale a alternativa correta quanto ao conceito e surgimento da filosofia.
a) A palavra filosofia designa: Amor à sabedoria; nasce na Grécia no séc. VI a.C.
b) A palavra filosofia designa: Amigo do conhecimento; nasce em Mileto no séc. VIII d.C.
c) O termo filosofia significa: Respeito pelo saber; nasce na Europa no séc. VI d. C.
d) O termo filosofia significa: Amizade pela sabedoria; nasce na Grécia no séc. VIII a.C.
e) A palavra filosofia traduz em: Busca do saber; nasce em Roma no séc. V a.C.

3. Segundo o Livro Mundo de Sofia, “a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas” (GAARDER, 2000, p.27). Segundo Platão a filosofia “é o uso do saber em proveito do homem”. Podemos dizer que a filosofia (Φιλοσοφία) é uma composição de duas palavras: philos (φίλος) e sophia (σοφία), surge quando os seres humanos começam a exigir provas e justificações racionais que validem ou invalidem as crenças cotidianas. A partir desta afirmação, assinale a alternativa correta quanto ao conceito e surgimento da filosofia.
a) A palavra filosofia designa: Amigo do conhecimento; nasce em Mileto no séc. VIII d.C.
b) O termo filosofia significa: Respeito pelo saber; nasce na Europa no séc. VI d. C.
c) A palavra filosofia designa: Amor à sabedoria; nasce na Grécia no séc. VI a.C.
d) O termo filosofia significa: Amizade pelo saber; nasce na Grécia no séc. VIII a.C.
e) A palavra filosofia traduz em: Busca do saber; nasce em Roma no séc. V a.C.


4. Com relação à origem da filosofia ocidental, é correto afirmar:
a) Seus fundamentos foram estabelecidos durante o Renascimento, quando na Europa se conseguiu realizar uma separação entre os campos da ciência e da crenças.
b) Nasceu quando os pensadores gregos realizaram a passagem de um pensamento mítico para uma visão racional do mundo, da sociedde e dos seres humanos.
c) Tem sua origem ligada ao pensamento aristotélico e a harmonização entre o pensamento intelectivo e a experimentação. d) Foi gestada pelos pensadores pré-socráticos, que superaram as fronteiras entre o mundo das aparências e da existência concreta.
e) Surgiu com os pensadores iluministas, que superaram os limites do pensamento intelectivo e estabeleceram as bases da filosofia como ciência da verdade.

5. A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Dizia Pitágoras que três tipos de pessoas compareciam aos jogos olímpicos (a festa mais importante da Grécia): as que iam para comerciar durante os jogos, ali estando apenas para servir aos seus próprios interesses e sem preocupação com as disputas e os torneios; as que iam para competir, isto é, os atletas e artistas (pois, durante os jogos também havia competições artísticas: dança, poesia, música, teatro); e as que iam para contemplar os jogos e torneios, para avaliar o desempenho e julgar o valor dos que ali se apresentavam. Qual destes tipos descritos por Pitágoras é realmente o Filósofo:
a) Os primeiros iam competir, dizia Pitágoras, pois a competição é a alma dos questionamentos filosóficos.
b) Os que iam apenas se divertir, pois filosofia é fruto da pura inspiração transcendental.
c) O terceiro tipo de pessoa, dizia Pitágoras, é como o filósofo, aquele que ia contemplar.
d) Somente os artistas, dizia Pitágoras, pois poderiam avaliar de forma estética os argumentos utilizados no filosofar.
e) nenhuma das alternativas.

6. A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de perguntas ou questões. Fazem parte deste grupo de reflexão, Exceto:
a) Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? Isto é, quais os motivos, as razões e as causas para pensarmos o que pensamos, dizermos o que dizemos, fazermos o que fazemos?
b) O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos? Isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos?
c) Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? Isto é, qual é a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos?
d) Quando pensamos o que pensamos, quando agimos, quando refletimos sobre as questões estamos filosofando.
 e) nenhuma das alternativas.

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