Argumentos positivos e negativos sobre tecnocracia

Argumentos a favor da tecnocracia
Na maioria dos sistemas democráticos atuais, os representantes políticos recorrem a assessores altamente especializados que não são escolhidos pelo povo, mas que se tornam técnicos que aconselham os dirigentes políticos. Desta maneira, os tecnocratas são de fato aqueles que têm o poder e de certa forma são protagonistas da maioria das decisões políticas.

Quando um governo adota medidas sobre determinado assunto público (por exemplo, uma proposta urbanística) é prudente que essa tomada de decisões seja realizada por um entendido, neste caso um urbanista.

Para alguns, a tecnocracia seria a forma de governo mais lógica e justa. Isso evitaria desvios democráticos, por exemplo, o populismo ou a demagogia de alguns dirigentes cujas decisões acabam sendo perniciosas para os interesses de um povo.

Argumentos contrários à tecnocracia
O sistema democrático não é perfeito, mas considera-se que não é o pior de todos os sistemas. Portanto, pensar que a tecnocracia resolveria as fragilidades da democracia significa defender um critério alarmante e com consequências drásticas.

Não existe uma decisão técnica neutra e objetiva, pois detrás de cada medida técnica há uma ideologia, certos valores e uma visão do mundo. Portanto, considerar que a tecnocracia é uma proposta objetiva faz parte de uma abordagem ingênua e que não se conecta com a condição humana, que sempre está sujeita a interesses de algum tipo (de uma classe social ou de um setor econômico).

Assim sendo, responda:
Por que a tecnocacria é condicação de alienação ao homem?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIOS – TIPOS DE CONHECIMENTO Sociologia – 1 Ensino médio 03/3/2017 para entregar na próxima aula 10/3

SER HUMANO entre dois mundos