Cultura Erudita e Cultura Popular
A cultura popular aparece associada
ao povo, às classes excluídas socialmente, às classes dominadas. A cultura
popular não está ligada ao conhecimento científico, pelo contrário, ela diz a
respeito ao conhecimento vulgar ou espontâneo, ao senso comum.
A cultura popular é conservadora e inovadora ao
mesmo tempo no sentido em que é ligada à tradição mas incorpora novos elementos
culturais. Muitas vezes a incorporação de elementos modernos pela cultura
popular (como materiais como plástico por exemplo) a transformação de algumas
festas tradicionais em espetáculos para turistas (como o carnaval) ou a
comercialização de produtos da arte popular são, na verdade, modos de preservar
a cultura popular a qualquer custo e de seus produtores terem um alcance maior
do que o pequeno grupo de que fazem parte.
Exemplos de manifestações da cultura popular:
carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba,
frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas , lendas
urbanas, superstições, etc.
Cultura Erudita
Os produtores da chamada cultura erudita fazem
parte de uma elite social, econômica,política e cultural e seu conhecimento ser
proveniente do pensamento científico, dos livros, das pesquisas universitárias
ou do estudo em geral (erudito significa que tem instrução vasta e variada
adquirida sobretudo pela leitura). A arte erudita e de vanguarda é produzida
visando museus, críticos de arte, propostas revolucionárias ou grandes
exposições, público e divulgação.
A cultura erudita exige um alto grau de instrução,
de formação específica, de conhecimento de história da arte (muitas vezes
universal), dos movimentos artísticos, da própria história geral, etc.
Consequentemente acaba sendo mas elaborada.
Diferença entre Cultura Popular e Cultura
Erudita
A Cultura popular e cultura erudita podem ter a
mesma sofisticação, mas na sociedade não possuem o mesmo status social - a
cultura erudita é a que é legitimada e transmitida pelas escolas e outras
instituições. É importante ressaltar que os produtores da cultura popular não
têm consciência de que o que fazem têm um ou outro nome e os produtores de
cultura erudita têm consciência de que o que fazem tem essa denominação e é
assunto de discussões, mesmo porque os intelectuais que discutem esses conceitos
fazem parte dessa elite, são os agentes da cultura erudita que estudam e
pesquisam sobre a cultura popular e chegam a essas definições.
Aculturação
A aculturação refere-se ao encontro de duas
culturas diferentes e, segundo afirmações mais tradicionais, a sobreposição de
uma cultura sobre a outra. Historicamente, a aculturação moderna tornou-se
evidente a partir da colonização nas Américas, África e Oceania.
Antes do período das grandes navegações
mercantilistas e da colonização dessas regiões por nações europeias , a própria
Europa sofreu aculturação, por exemplo, no período em que parte de seu
continente esteve nas mãos dos povos árabes.
No conceito geral, define-se a aculturação como um
processo de imposição cultural que, no Brasil colonial, ocorreu pela
catequização dos índios, negros escravos e por meio de referências
“civilizatórias” trazidas por portugueses, franceses e ingleses.
Nos tempos atuais, a aculturação é percebida como
resultado de um processo de intercâmbio cultura em que duas culturas absorvem
mutuamente suas características e costumes gerando uma nova referência. Essa
nova referência ou nova cultura apresenta traços da cultura inicial e da
cultura absorvida.
A cultura brasileira é formada por traços
portugueses, africanos e indígenas; formação ocorrida no decorrer de nossa
história pela colonização e pelo processo de imigração. A globalização e a
interatividade das mídias permitem um processo de aculturação e nivelamento das
culturas pela proximidade das sociedades, das trocas e da rapidez dos veículos
de comunicação que distribuem diversas referências, comportamentos e signos
culturais em diferentes países.
Acredita-se que a aculturação, sendo um processo
moderno de expansão, não consegue destruir por completo a identidade social e local
de um povo. Hoje, a aculturação é considerada proveniente de um processo não
violento , mas proveniente de uma necessidade de informação e busca de aspectos
culturais por parte de vários povos.
Trata-se de um processo de aquisição que ocorre por
meio de vários grupos de culturas diversas, permitindo que indivíduos de uma
cultura aprendam o comportamento o as tradições de indivíduos de outra cultura.
É errado pensar que uma cultura desapareça por
completo após sofrer influências de outra cultura, a cultura morre junto com o
seu povo e, muitas vezes, se fortalece quando mescla sua cultura com a de
outros povos.
Devemos considerar que, mesmo nos tempos feudais e
mercantis, nenhum povo conseguia viver constantemente isolado e que a cultura é
um processo dinâmico em constante formação e expansão.
A cultura não é estática ou mórbida, seja por
fatores históricos, humanos e até mesmo bélico, ela é capaz de perder , reaver
ou absorver novas referências durante o processo de consolidação ou
reorganização de uma sociedade. A aculturação não significa a morte dos signos
e comportamentos culturais de um povo, mas um processo proveniente de causas
impostas ou antropologicamente naturais.
Comentários
Postar um comentário