Tema- Conceito de desumanização e coisificação do outro

Aula 1-13/2
Tema- Conceito de desumanização e coisificação do outro


 A desumanização é fazer com que um ser humano deixe de ser menos que outro ser humano,tirando seus direitos humanos como sua personalidade, criatividade, compaixão e amor para com os outros.
A coisificação é tratar ou transformar um ser humano como "coisa" é quando um individuo na sua vida social perde o valor essencial e passa a ser tratado apenas como coisa. O valor moral é substituído pelo valor material, cresce a necessidade da auto- afirmação do parecer, para satisfazer certos interesses. A desumanização e a coisificação do outro aparece por diversos meios dentro deles o comportamento das relações humanas.

2.1  A exploração sexual de crianças e adolescentes
Onde são tratados como uma mercadoria para prazer de certo individuo como um objeto descartável que se compra, usa e joga fora.Ocorre geralmente com pessoas do sexo feminino, de classe social baixa , com pouca escolaridade, onde é oferecida ganhos.Toda criança deve ter o direito de estudar e não de trabalhar.Estas adolescentes estão propicias a ficarem grávidas e sem ter nenhuma condição e estrutura para criar o filho, podendo assim ser passado de geração a geração e aumentar esta coisificação.Levando também a uma realidade no Brasil o aborto ilegal através de clínicas clandestinas.
Quando os meios de comunicação nos mostram que uma mãe jogou seu filho no lixo, ficamos inconformados com tal acontecimento, mas para ela que não teve amor, carinho, educação e uma condição melhor de vida, para ela é como se fosse algo normal.

2.2  O tráfico de drogas
Também se incluem na classe social baixa, onde o individuo pretende conseguir algo o quanto mais rápido, por que se fosse com um trabalho honesto iria demorar muito ou talvez nem conseguisse obter um resultado rápido.                                 Hoje em dia o traficante tem o poder em várias cidades brasileiras, prejudicando pessoas do bem. A cada dia aparecem pessoas mortas ou espancadas.
Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de conseqüências, causadas pela falta de dinheiro como: falta de estudo, educação e ambiente familiar precário, briga dos pais com discussões constantes, má alimentação.
A desigualdade tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e sendo assim não encontram outros meios e oportunidades e acabam se tornando marginais, mas não por que eles querem por não restar ou alternativa.
Antes de julgarmos e crucificar uma pessoa devemos saber o que ela esta passando, pois quando não estamos na pele da própria pessoa fica muito fácil criticar ao invés de ajudá-la a não cometer erros.

2.3  A desumanidade com os idosos
Outro ponto a citar o respeito para com os idosos é de extrema importância seja em casa, na rua, nos hospitais e outros.
 As pessoas se esquecem que um dia todos nós ficaremos velhos também e vamos precisar do outro para se sentir útil. Estas pessoas são pessoas carentes que precisam de muito amor e carinho, só por que elas estão velhas não significa que elas deixaram de ser humanos.

2.4  O racismo
Outra coisificação é o racismo a "perseguição" com a raça negra é um problema grave na sociedade. Na educação cresce o número de analfabetos negros. Por mais que hoje em dia exista uma lei contra a discriminação da raça a sociedade continua preconceituosa.
Uma pessoa negra que vier a passar por algum preconceito poderá ficar com certos receios por causa de sua cor perante os brancos. Isso também pode acontecer com diversas raças e em relação às culturas e religiões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIOS – TIPOS DE CONHECIMENTO Sociologia – 1 Ensino médio 03/3/2017 para entregar na próxima aula 10/3

SER HUMANO entre dois mundos