Origem da filosofia

Origem da palavra “filosofia”

A palavra “filosofia”, assim como a própria área de conhecimento vem de origem grega. Philo, em grego, significa amizade, amor e Sophia significa sabedora. Portanto, filosofia etimologicamente significa amor à sabedoria.

“... a sabedoria pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la tornando-se filósofo” (Pitágoras – sec. V a.C.). O filósofo é aquele que é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar o mundo e suas ações.

O que é filosofia?

A filosofia é um modo de pensar, é uma postura diante do mundo. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, fechado em si mesmo. Ela é, antes de tudo, um modo de se colocar diante da realidade, procurando refletir sobre os acontecimentos a partir de certas posições teóricas. Essa reflexão permite ir além da pura aparência dos fenômenos, em busca de suas raízes e de sua contextualização em um horizonte amplo, que abrange valores sociais, históricos, econômicos, políticos, éticos e estéticos. Por essa razão, ela pode se voltar para qualquer objeto. Pode pensar a ciência, seus valores, seus métodos, seus mitos; pode pensar a religião; pode pensar a arte; pode pensar o próprio homem em sua vida cotidiana. Uma história em quadrinhos ou uma canção popular podem ser objeto da reflexão filosófica.

A filosofia parte do que existe, critica, coloca em dúvida, faz perguntas importunas, abre a porta das possibilidades, faz-nos entrever outros mundos e outros modos de compreender a vida. Ela é muitas vezes entendida como incômoda, porque questiona o modo de ser das pessoas, das culturas, do mundo.

O que busca a filosofia?

Conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana;
A origem e as caudas do mundo e suas transformações;
A origem e as causas das ações humanas;
A origem do próprio pensamento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIOS – TIPOS DE CONHECIMENTO Sociologia – 1 Ensino médio 03/3/2017 para entregar na próxima aula 10/3

SER HUMANO entre dois mundos