Atividade avaliativa
Atividade Avaliativa de Filosofia – 1 ano Ensino médio
Nome:_________________________________ nº
_______________________________________nº
1. A Filosofia
Medieval foi:
A_(__)_um resgate da filosofia clássica no que diz respeito
ao questionamento constante do que estava relacionado ao mito e à religião.
B_(__)_um instrumento de estudo que visava comprovar que a
razão era a única forma verdadeira de conhecimento sobre o mundo e sobre as
coisas.
C_(__)_uma doutrina religiosa que queria extinguir o pensamento
racional da realidade medieval.
D_(__)_teve como uma das principais preocupações fornecer
argumentações racionais, espelhadas nas contribuições dos gregos, para
justificar as chamadas verdades reveladas do cristianismo.
2. Na Idade Média a
Igreja exercia influência sobre:
A_(__)_o campo espiritual apenas, não cabendo a ela opinar
sobre as regras terrenas.
B_(__)_o campo espiritual, mas também importante papel
político na sociedade, relacionada à enorme quantidade de bens materiais e o
seu interesse em manter os fiéis submissos às suas decisões.
C_(__)_somente em relação ao quadro intelectual,
distanciando-se da vida cotidiana e das regras terrenas.
D_(__)_apenas no âmbito cultural, influenciando a Filosofia
e a forma de se perceber o mundo e sua relação com Deus.
3. Em relação à
Patrística é incorreto afirmar que:
A_(__)_Foi um período que se caracterizou pelo resultado dos
esforços dos apóstolos e dos primeiros Padres da Igreja para conciliar a nova
religião com o pensamento filosófico resgatando elementos gregos e os romanos.
B_(__)_Tomou como tarefa a defesa da fé cristã, frente às
diversas críticas advindas de valores teóricos e morais dos “antigos”.
C_(__)_Teve como seu mais famoso intelectual Santo Agostinho
de Hipona, que tentou resgatar elementos da filosofia platônica para justificar
a existência de Deus e os preceitos cristãos.
D_(__)_Santo Agostinho, o seu maior expoente, procurou
seguir rigorosamente os argumentos de Platão quanto à imortalidade da alma, da
superioridade do mundo das ideias e da validade da teoria da reminiscência.
4. Para a Filosofia
Cristã Medieval a relação entre a fé e a razão era de:
A_(__)_subordinação da fé em favor da razão.
B_(__)_subordinação da razão em favor da fé.
C_(__)_conciliação igualitária entre a fé e a razão.
D_(__)_negação de ambas como meios para se alcançar a
verdade sobre as coisas.
5. Para a Filosofia
Cristã, a Filosofia se tornou/foi:
A_(__)_a única representante da fé cristã, por muitos
séculos.
B_(__)_um instrumento para demonstrar racionalmente as
verdades da fé.
C_(__)_uma área de conhecimento desprezada pelos religiosos
que não viam a necessidade de comprovação racional dos preceitos religiosos.
D_(__)_um canal direto com as verdades que só poderiam ser
percebidas pelo Espírito Santo.
6. Para Santo
Agostinho, a alma era:
A_(__)_superior ao corpo (matéria), que foi criada por Deus
para reinar sobre ele, dirigindo-o à prática do bem.
B_(__)_tão importante quanto o corpo, pois do corpo é
possível extrair a razão sobre as coisas e a alma conduz a essa tarefa.
C_(__)_inferior ao corpo, pois é por meio do corpo que o ser
humano adquire a vontade de conhecer e procurar o caminho do bem.
D_(__)_o canal do conhecimento verdadeiro, que só era
possível quando estava fora do corpo e no mundo das ideias.
7. Santo Agostinho,
grande filósofo da Idade Média, ao logo da sua vida, pesquisou várias
tendências filosóficas e religiosas. Entre aquelas que tiveram grande
influência na sua filosofia, podemos destacar:
A_(__)_O maniqueísmo, seita típica do final da Antiguidade,
que divide o mundo em bem e mal, luzes e trevas, espírito e matéria; o
neoplatonismo, como qual tomou contato com a ideia de que toda a existência
humana é de natureza divina; e o existencialismo, tendência que foca no homem e
na sua própria existência sem a presença de Deus ou do conceito de essência
humana.
B_(__)_O maniqueísmo, seita típica do final da Antiguidade,
que divide o mundo em bem e mal, luzes e trevas, espírito e matéria; o
neoplatonismo, como qual tomou contato com a ideia de que toda a existência
humana é de natureza divina; e o ceticismo, corrente filosófica que não
reconhece o conhecimento empírico como verdadeiro, sendo necessário a busca
racional pela verdade, de maneira que, se não encontrada, suspende-se o juízo.
C_(__)_O aristotelismo, tentando ajustar os conceitos da
filosofia de Aristóteles aos dogmas da igreja católica, como a prova racional
da existência de Deus; o neoplatonismo, como qual tomou contato com a ideia de
que toda a existência humana é de natureza divina; e o ceticismo, corrente
filosófica que não reconhece o conhecimento empírico como verdadeiro, sendo
necessário a busca racional pela verdade, de maneira que, se não encontrada,
suspende-se o juízo.
D_(__)_O maniqueísmo, seita típica do final da Antiguidade,
que divide o mundo em bem e mal, luzes e trevas, espírito e matéria; o
aristotelismo, tentando ajustar os conceitos da filosofia de Aristóteles aos
dogmas da igreja católica, como a prova racional da existência de Deus; e o
existencialismo, tendência que foca no homem e na sua própria existência sem a
presença de Deus ou do conceito de essência humana.
8. Assinale a
alternativa que justifica a relação existente entre pecado e liberdade, para
Santo Agostinho:
A_(__)_A liberdade humana é concedida por Deus, livrando o
ser humano do pecado. Portanto, liberdade é não pecar.
B_(__)_A liberdade humana é a própria vontade do corpo e não
da razão, daí a origem do pecado. A pessoa peca, pois usa de seu livre-arbítrio
para satisfazer as suas vontades.
C_(__)_Liberdade é o uso da razão concedida por Deus para
nos manter livres do pecado e do mal.
D_(__)_A liberdade conduz o ser humano a querer sempre o bem
e a praticar boas ações, não necessitando da vigília divina.
9. Assinale a
alternativa que traz a correta argumentação a respeito da fé e da razão, para
Santo Agostinho.
A_(__)_A razão é a forma de se conhecer a realidade de forma
coerente e lógica, não necessitando de uma crença em algo natural para
compreender o mundo e a vida.
B_(__)_A fé nos faz crer em coisas que nem sempre é possível
entender pela razão. A fé revela as verdades ao ser humano de forma direta e
intuitiva. A razão sozinha não pode fazê-la, pois somos seres limitados,
imperfeitos e necessitamos da graça para conhecer as verdades divinas.
C_(__)_A razão revela ao ser humano os mistérios da fé.
D_(__)_A fé é um instrumento da razão ao buscar elementos
convincentes para a justificativa coerente sobre o mundo.
10. A teoria da
Iluminação Divina de Santo Agostinho defende que:
A_(__)_A verdade só é atingível àqueles que conseguem chegar
no “mundo das ideias” e distinguir os seres verdadeiros dos seres imperfeitos
presentes no mundo.
B_(__)_Diz que somente por meio da fé é que é possível ao
ser humano questionar os dogmas da Igreja Católica.
C_(__)_Somente é possível conhecer a verdade por meio da
vontade divina. E esse conhecimento só é alcançável a poucos, aos escolhidos
por Deus.
D_(__)_Santo Agostinho diz que o conhecimento das verdades
eternas é possível mediante a reflexão dialética (lógica), racional e coerente
ao pensamento humano.
11. Responda:
A) O que foi a Patrística?Qual o objetivo primordial desta
filosofia?
B) Agostinho reinterpreta a teoria da Reminiscência fazendo
nascer sua teoria da Iluminação. Explique o que foi a teoria da iluminação
divina.
Comentários
Postar um comentário