Atividade avaliativa

Atividade Avaliativa de Filosofia – 1 ano Ensino médio
Nome:_________________________________ nº
_______________________________________nº
1.    A Filosofia Medieval foi:
A_(__)_um resgate da filosofia clássica no que diz respeito ao questionamento constante do que estava relacionado ao mito e à religião.
B_(__)_um instrumento de estudo que visava comprovar que a razão era a única forma verdadeira de conhecimento sobre o mundo e sobre as coisas.
C_(__)_uma doutrina religiosa que queria extinguir o pensamento racional da realidade medieval.
D_(__)_teve como uma das principais preocupações fornecer argumentações racionais, espelhadas nas contribuições dos gregos, para justificar as chamadas verdades reveladas do cristianismo.

2.    Na Idade Média a Igreja exercia influência sobre:
A_(__)_o campo espiritual apenas, não cabendo a ela opinar sobre as regras terrenas.
B_(__)_o campo espiritual, mas também importante papel político na sociedade, relacionada à enorme quantidade de bens materiais e o seu interesse em manter os fiéis submissos às suas decisões.
C_(__)_somente em relação ao quadro intelectual, distanciando-se da vida cotidiana e das regras terrenas.
D_(__)_apenas no âmbito cultural, influenciando a Filosofia e a forma de se perceber o mundo e sua relação com Deus.

3.    Em relação à Patrística é incorreto afirmar que:
A_(__)_Foi um período que se caracterizou pelo resultado dos esforços dos apóstolos e dos primeiros Padres da Igreja para conciliar a nova religião com o pensamento filosófico resgatando elementos gregos e os romanos.
B_(__)_Tomou como tarefa a defesa da fé cristã, frente às diversas críticas advindas de valores teóricos e morais dos “antigos”.
C_(__)_Teve como seu mais famoso intelectual Santo Agostinho de Hipona, que tentou resgatar elementos da filosofia platônica para justificar a existência de Deus e os preceitos cristãos.
D_(__)_Santo Agostinho, o seu maior expoente, procurou seguir rigorosamente os argumentos de Platão quanto à imortalidade da alma, da superioridade do mundo das ideias e da validade da teoria da reminiscência.
4.    Para a Filosofia Cristã Medieval a relação entre a fé e a razão era de:
A_(__)_subordinação da fé em favor da razão.
B_(__)_subordinação da razão em favor da fé.
C_(__)_conciliação igualitária entre a fé e a razão.
D_(__)_negação de ambas como meios para se alcançar a verdade sobre as coisas.

5.    Para a Filosofia Cristã, a Filosofia se tornou/foi:
A_(__)_a única representante da fé cristã, por muitos séculos.
B_(__)_um instrumento para demonstrar racionalmente as verdades da fé.
C_(__)_uma área de conhecimento desprezada pelos religiosos que não viam a necessidade de comprovação racional dos preceitos religiosos.
D_(__)_um canal direto com as verdades que só poderiam ser percebidas pelo Espírito Santo.

6.    Para Santo Agostinho, a alma era:
A_(__)_superior ao corpo (matéria), que foi criada por Deus para reinar sobre ele, dirigindo-o à prática do bem.
B_(__)_tão importante quanto o corpo, pois do corpo é possível extrair a razão sobre as coisas e a alma conduz a essa tarefa.
C_(__)_inferior ao corpo, pois é por meio do corpo que o ser humano adquire a vontade de conhecer e procurar o caminho do bem.
D_(__)_o canal do conhecimento verdadeiro, que só era possível quando estava fora do corpo e no mundo das ideias.

7.    Santo Agostinho, grande filósofo da Idade Média, ao logo da sua vida, pesquisou várias tendências filosóficas e religiosas. Entre aquelas que tiveram grande influência na sua filosofia, podemos destacar:
A_(__)_O maniqueísmo, seita típica do final da Antiguidade, que divide o mundo em bem e mal, luzes e trevas, espírito e matéria; o neoplatonismo, como qual tomou contato com a ideia de que toda a existência humana é de natureza divina; e o existencialismo, tendência que foca no homem e na sua própria existência sem a presença de Deus ou do conceito de essência humana.
B_(__)_O maniqueísmo, seita típica do final da Antiguidade, que divide o mundo em bem e mal, luzes e trevas, espírito e matéria; o neoplatonismo, como qual tomou contato com a ideia de que toda a existência humana é de natureza divina; e o ceticismo, corrente filosófica que não reconhece o conhecimento empírico como verdadeiro, sendo necessário a busca racional pela verdade, de maneira que, se não encontrada, suspende-se o juízo.
C_(__)_O aristotelismo, tentando ajustar os conceitos da filosofia de Aristóteles aos dogmas da igreja católica, como a prova racional da existência de Deus; o neoplatonismo, como qual tomou contato com a ideia de que toda a existência humana é de natureza divina; e o ceticismo, corrente filosófica que não reconhece o conhecimento empírico como verdadeiro, sendo necessário a busca racional pela verdade, de maneira que, se não encontrada, suspende-se o juízo.
D_(__)_O maniqueísmo, seita típica do final da Antiguidade, que divide o mundo em bem e mal, luzes e trevas, espírito e matéria; o aristotelismo, tentando ajustar os conceitos da filosofia de Aristóteles aos dogmas da igreja católica, como a prova racional da existência de Deus; e o existencialismo, tendência que foca no homem e na sua própria existência sem a presença de Deus ou do conceito de essência humana.

8.    Assinale a alternativa que justifica a relação existente entre pecado e liberdade, para Santo Agostinho:
A_(__)_A liberdade humana é concedida por Deus, livrando o ser humano do pecado. Portanto, liberdade é não pecar.
B_(__)_A liberdade humana é a própria vontade do corpo e não da razão, daí a origem do pecado. A pessoa peca, pois usa de seu livre-arbítrio para satisfazer as suas vontades.
C_(__)_Liberdade é o uso da razão concedida por Deus para nos manter livres do pecado e do mal.
D_(__)_A liberdade conduz o ser humano a querer sempre o bem e a praticar boas ações, não necessitando da vigília divina.

9.    Assinale a alternativa que traz a correta argumentação a respeito da fé e da razão, para Santo Agostinho.
A_(__)_A razão é a forma de se conhecer a realidade de forma coerente e lógica, não necessitando de uma crença em algo natural para compreender o mundo e a vida.
B_(__)_A fé nos faz crer em coisas que nem sempre é possível entender pela razão. A fé revela as verdades ao ser humano de forma direta e intuitiva. A razão sozinha não pode fazê-la, pois somos seres limitados, imperfeitos e necessitamos da graça para conhecer as verdades divinas.
C_(__)_A razão revela ao ser humano os mistérios da fé.
D_(__)_A fé é um instrumento da razão ao buscar elementos convincentes para a justificativa coerente sobre o mundo.


10.   A teoria da Iluminação Divina de Santo Agostinho defende que:
A_(__)_A verdade só é atingível àqueles que conseguem chegar no “mundo das ideias” e distinguir os seres verdadeiros dos seres imperfeitos presentes no mundo.
B_(__)_Diz que somente por meio da fé é que é possível ao ser humano questionar os dogmas da Igreja Católica.
C_(__)_Somente é possível conhecer a verdade por meio da vontade divina. E esse conhecimento só é alcançável a poucos, aos escolhidos por Deus.
D_(__)_Santo Agostinho diz que o conhecimento das verdades eternas é possível mediante a reflexão dialética (lógica), racional e coerente ao pensamento humano.

11.  Responda:
A) O que foi a Patrística?Qual o objetivo primordial desta filosofia?

B) Agostinho reinterpreta a teoria da Reminiscência fazendo nascer sua teoria da Iluminação. Explique o que foi a teoria da iluminação divina.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXERCÍCIOS – TIPOS DE CONHECIMENTO Sociologia – 1 Ensino médio 03/3/2017 para entregar na próxima aula 10/3

SER HUMANO entre dois mundos